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5 dicas para lidar com a ansiedade

A ansiedade é uma emoção comum e ajuda a nos protegermos de um possível perigo e também nos motiva a ir em busca de nossos objetivos. Mas e quando ela se torna algo prejudicial?

A ansiedade torna-se prejudicial quando passa a ser uma emoção desagradável que nos induz a uma expectativa de perigo ou frustração que ameaça a nossa segurança. A ansiedade é diferente do medo, embora a ansiedade venha muitas vezes acompanhada de um sentimento de medo. O que de fato os diferencia é que o medo é uma resposta a uma ameaça externa e a ansiedade é uma resposta a uma ameaça interna.

Os ansiosos de plantão costumam maximizar o perigo de algum evento e minimizar seu poder de enfrentamento. A ansiedade pode gerar sintomas como falta de ar, taquicardia, suor nas mãos, tremor. Na parte cognitiva é comum pensamentos de catastrofização, que é quando pensamos que o pior de uma situação vai acontecer.

A frequência, intensidade e duração da emoção ansiosa vai determinar se é patológica. Um termômetro para medir isto também é o quanto ela interfere no nosso dia a dia e nas atividades cotidianas. Aí podemos dizer que a mesma perde seu valor adaptativo e passa a ser inadequada.

Mas o que fazer para lidar com a ansiedade e por que possui tantas pessoas ansiosas?

  • Prática de relaxamento

  • Respiração diafragmática

  • Meditação/Mindfulness

  • Psicoterapia

  • Prática de exercício físico

Todas estas são práticas que auxiliam o indivíduo a lida melhor com a ansiedade e focar no que de fato nós temos: o aqui e o agora.

 

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