Nosso país infelizmente, apresenta casos de depressão e ansiedade altíssimos, segundo dados recentes da OMS, o Brasil é o país com maior prevalência de depressão da América Latina e o segundo com maior prevalência nas Américas, ficando atrás somente dos Estados Unidos, que têm 5,9% de depressivos. No Brasil esse problema afeta um total de 11,5 milhões de brasileiros. Nosso país é recordista mundial em prevalência de transtornos de ansiedade: 9,3% da população sofre com esse transtorno. Ao todo, são 18,6 milhões de pessoas.
Isso pode ser desencadeado por muitos e diferentes motivos. Prevenção é a melhor maneira de promover a qualidade de vida e a saúde mental e evitar esses transtornos. Investir tempo em terapia é investir em si mesmo.
Buscar auxilio psicológico de profissionais especializados ainda é um tabu na nossa sociedade. Algumas crenças podem estar relacionadas a isso, por exemplo, o receio de demonstrar fraqueza, falta de capacidade para lidar com problemas emocionais e até o medo de ser estigmatizado como “louco” ou desequilibrado por familiares e amigos. Precisamos desmistificar esses preconceitos. Cuidar da saúde mental é imprescindível para uma boa qualidade de vida.
Creio o desconhecimento é o principal vilão para iniciar um processo psicoterapêutico. As terapias psicológicas podem trazer muitos benefícios para o desenvolvimento pessoal, entre eles:
- Autoconhecimento
- Gerenciamento emocional
- Melhora da autoestima
- Lidar melhor com adversidades
- Resiliência
- Tolerância a frustração
- Empoderamento
- Reconciliação consigo mesmo e com seu passado
- Melhora nos relacionamentos afetivos e sociais
- Compreender melhor seus problemas e saber como resolve-los, entre outros aspectos
A Psicologia é uma ciência ampla e um dos seus pressupostos fundamentais é poder compreender e auxiliar o ser humano nos diferentes aspectos de sua vida. Recorrer à terapia é um ato de coragem e humildade. Coragem para encarar os aspectos negativos e positivos que virão desse aprendizado. Humildade para compreender que lidar com esses sentimentos será transformador a ponto de muitas mudanças positivas nos sentimentos, nas emoções e na vida como um todo de quem está disposto a embarcar nessa aventura nesse universo do autodesenvolvimento.
Referências
http://saude.abril.com.br/mente-saudavel/brasil-e-o-pais-mais-deprimido-e-ansioso-da-america-latina/
Formado pela Universidade Mackenzie. Mestre em Esportes para Resolução de Conflitos pela Universitat Oberta da Catalunya. Especialista em Especialista em Terapia Comportamental e Cognitiva pela USP. Psicologia do Esporte pelo Inst. Sedes Sapientiae.