Por Georgia Nigro Argese
Estresse pode ser definido como a necessidade de adaptação ou ajustamento de um organismo frente às condições que o ambiente externo proporciona; ou também como o resultado da interação das condições externas com os aspectos emocionais de cada indivíduo. Para se adaptar à nova situação, o corpo desencadeia a produção de diversos hormônios, fazendo com que a pessoa entre em "estado de alerta" e tenha condições de reagir.
Viver situações estressantes ocasionalmente não é prejudicial ao organismo, pois este precisa reagir a acontecimentos inesperados. O que gera complicações é a exposição constante a estímulos estressores, levando a uma sobrecarga do organismo, causando diversas doenças.
Qualidade de Vida e Vida Profissional
Qualidade de vida é a satisfação das necessidades e expectativas, aspectos que têm como base as relações interpessoais, a resolução de conflitos, as possibilidades de aprendizagem e desenvolvimento pessoal e o equilíbrio nas várias esferas da vida. O estilo de vida (os hábitos) é um dos responsáveis pelo nível da qualidade de vida.
O mundo do trabalho tem grande influência nas aspirações e estilo de vida das pessoas. É uma das principais fontes de significados na constituição da vida; ajuda no desenvolvimento de si mesmo; pode ser uma fonte de autoestima e é formador da coletividade e seus valores. Por se passar a maior parte da vida no trabalho, a qualidade de suas condições decorre vida melhor, mais longa e feliz, além de minimizar os efeitos do estresse.
Um fator estressante é a dificuldade para administrar vida pessoal x cobrança de metas e produtividade no trabalho.
É importante adotar algumas medidas para manter melhor qualidade de vida:
- Alimentar-se de forma saudável;
- Dormir número de horas suficientes para o descanso;
- Realizar atividade física;
- Aprender a enfrentar as tensões cotidianas e resolver os problemas de forma racional, encarando-os positivamente;
- Respeitar seus limites;
- Criar e manter atividades de lazer, etc.
Para a qualidade de vida no ambiente de trabalho, é preciso desenvolver algumas habilidades, tais como:
- Trabalhar em grupo;
- Delegar atividades;
- Manter relações saudáveis com pares, superiores e subordinados (conflitos interpessoais não ou mal resolvidos afetam o grupo e geram intrigas, aumentando o nível de estresse);
- Administrar o tempo para melhor aproveitá-lo (realizar uma atividade por vez, identificar prioridades, etc);
- Reavaliar constantemente a forma de trabalhar e pensar, etc.
Alguns dos sintomas mais característicos de estresse são:
- Dificuldade de concentração;
- Dor de cabeça;
- Raiva;
- Apatia;
- Tensão muscular;
- Problemas no estomago;
- Irritação na pele;
- Fadiga;
- Ansiedade;
- Diminuição do desejo sexual;
- Depressão, etc
Estilo de vida, hereditariedade, condições do ambiente, controle sobre a própria vida e o prazer de viver são os principais responsáveis por uma vida profissional e pessoal mais saudável.
Adotar medidas saudáveis, desenvolver habilidades e estratégias são formas eficientes de lidar com o estresse. A psicoterapia é uma excelente ferramenta para auxiliar a cria-las, além de dar todo o suporte emocional necessário durante o processo.
Núcleo de Estudos Psicológicos dedicado à formação continuada de psicólogos e profissionais afins. Fundado em 2008 e coordenado por Luiz Pezzini, disponibiliza Grupos de Aprimoramento Clínico e esta Comunidade como plataforma de ensino e online.