[ editar artigo]

A realidade da sua vida

A realidade da sua vida

A caminhada da evolução pessoal passa necessariamente pela consciência do ponto em que nos encontramos e de onde queremos chegar

 

Se você encontrou este artigo, talvez já esteja num momento evolutivo em que um exame honesto de consciência é não apenas possível como também desejável, a fim de avaliar com mais clareza a situação real da sua vida. Abaixo você encontrará algumas questões que podem lhe ajudar neste mapeamento inicial da sua situação. Procure meditar sobre elas sem pressa.

Você está plenamente satisfeito com o estado atual da sua vida? O que vai bem e o que não vai bem? Você se sente manifestando livremente sua essência mais própria, singular, e podendo desfrutar do sucesso que advém disto?

Como anda sua saúde? Sente-se incomodado por algum estado de ânimo em particular (por exemplo, ansiedade, depressão, angústia, tristeza, insegurança, inibição, medo, solidão, etc.)? Gostaria de se libertar de algum vício, hábito ou padrão negativo? E o corpo, você está em dia com ele?

Como anda sua vida amorosa? Está se relacionando com alguém atualmente? Em caso afirmativo, como está o relacionamento? Em caso negativo, você gostaria de estar numa relação? Por quê? Qual é a realidade da sua vida sexual?

Como é sua vida familiar? E suas amizades, como estão? Você sente que muitas vezes relacionar-se é difícil, mas que gostaria de mudar esta situação?

E a vida profissional, como vai? Você gosta do que faz? Sente-se manifestando seus talentos e aptidões? E os relacionamentos com chefes, pares, subordinados, clientes, etc., vai bem? O dinheiro está fluindo como deveria?

Além destas áreas, é possível que você detecte alguma área problemática não contemplada acima. Cada uma delas merece uma reflexão cuidadosa, porque a verdade é que podemos estar bem em todas as áreas. Isso mesmo, a felicidade não é uma utopia de alguns sonhadores, mas algo possível que começa com uma escolha e, na maior parte dos casos, precisa ser aprendida. É por isso que alguns chamam este caminho de aprendizagem de a arte de viver.

Se você quiser ir mais fundo neste retrato da sua vida atual, pode envolver pessoas que te conheçam bem, perguntando-lhes o que pensam de você. Isto vale tanto para os aspectos positivos quanto para os negativos, mas para garantir a produtividade do exercício e preservar os relacionamentos, é muito importante que você se comprometa a não falar nada, apenas ouvir, independentemente do que lhe digam.

Neste esforço de auto-exame, frequentemente entramos em contato com aspectos tanto positivos quanto negativos que até então não estavam à vista. Seja qual for o resutado inicial de sua auto-avaliação (digo inicial porque ela deve se tornar uma atitude constante), lembre-se que suas descobertas possuem um caráter altamente fértil. A transformação requer que estejamos conscientes das situações indesejáveis e das ferramentas disponíveis.

A reflexão acerca da nossa realidade atual lança-nos inevitavelmente na reflexão sobre como gostaríamos que nossa vida estivesse. Pergunte-se a si mesmo: minha vida está como eu gostaria que estivesse? Afinal, como eu gostaria que minha vida estivesse?

Isto não quer dizer que todos nossos desejos serão realizados, pois afinal não temos controle absoluto sobre a existência. O importante nesta etapa é que a distância entre onde você se encontra e onde quer chegar ganha visibilidade, favorecendo o alinhamento entre os dois e a identificação do que deve ser feito para se chegar lá.

Uma dica: ao rastrear seus desejos maiores, procure conectar-se não à mente e suas idealizações, mas ao coração. Sintonizados com o coração, podemos ter a experiência serena do contato com a nossa verdade superior.

 

Julho de 2008. Publicado originalmente no Portal Teias, de Consultoria em Desenvolvimento de Pessoas e Negócios, em Dezembro de 2009.

 

Aprimore Psicologia
Luiz Pezzini
Luiz Pezzini Seguir

Luiz Claudio Di Pino Pezzini (CRP 6/36072). Clínica e Ensino de Psicologia. São Paulo/ Online. luiz@aprimore.com.br. +55 11 98187-9987.

Ler matéria completa
Indicados para você