[ editar artigo]

Saia da sala de espera

Por Natasha Portela

 

O cuidado com a saúde mental ainda é um grande tabu em nossa sociedade. Diferente de sintomas que nos fazem sentir fisicamente doentes, transtornos mentais ou até mesmo um sofrimento emocional, são constantemente negligenciados.

O que normalmente acontece quando estamos lidando com problemas de ordem mental é que adiamos a procura por um psicólogo e o início um processo psicoterapêutico sério e comprometido. Estamos acostumados a engolir nossos sentimentos, nossas tristezas e angústias e tentar “seguir a vida”.  Ficamos em uma zona que reside entre o conforto de continuarmos nossa vida do jeito de sempre, e uma zona de total desconforto rodeada por todos problemas e toda carga emocional negativa que estes carregam.

Este espaço que a pessoa se encontra entre reconhecer a gravidade desses sintomas e o quanto eles estão afetando sua vida mas, ao mesmo tempo, a pouca motivação para mudar efetivamente é o que costumo chamar de “SALA DE ESPERA”.

Imagine-se por um momento em uma tradicional sala de espera de consultório (seja médico, odontológico ou psicológico). É um lugar que causa certo desconforto, certo? Quando vamos a uma consulta pela primeira vez, já assumimos que um problema está afetando nossa vida. Por essa razão procuramos ajuda e esperamos. No entanto, abdicamos de nosso precioso tempo para sermos atendidos, precisamos explicar para as pessoas do nosso convívio o motivo de termos que ir até este local, e nem ao menos sabemos a “cara” da profissional que irá nos atender, o quanto ele poderá nos ajudar e se vamos gostar ou não dele. Todos estes fatores  podem afetar aquela escolha inicial de procurar ajuda.  

Agora imagine se somarmos essas dificuldades (comuns a todo o tipo de consulta) quando uma pessoa está à procura de atendimento psicológico.  A pouca atenção dada a nossa saúde mental geralmente leva as pessoas a desistirem de procurar por este tipo de  ajuda.

O fato é que ninguém gosta de ficar na sala de espera, mas se estamos com alguma dificuldade essa espera é necessária. É parte do processo... Porém, é preciso lembrar que no fim temos que tomar a decisão de entrar no consultório ou ir embora sem atendimento.  

Se você não aguenta mais esperar e tem o desejo de sair dessa zona de conforto e lidar com todos os problemas de ordem emocional e psicológica que estão te incomodando, faço um convite a você: Saia da sala de espera e, finalmente, entre no consultório. Abandone qualquer tipo de preconceito sobre o assunto. Do mesmo modo que precisamos de profissionais capacitados para lidar com qualquer outro tipo de doença, também precisamos de um profissional que lide com os problemas emocionais.  

O psicólogo é o especialista preparado para, junto ao seu paciente, analisar dificuldades e habilidades que foram construídas durante sua vida, os pontos positivos e negativos que são parte de sua personalidade. A partir disso, é possível entender a relação de tudo isso com a queixa que o levou a procurar ajuda, além entender o que pode construído durante este processo para encontrar alternativas, gerar mudanças e entender os melhores caminhos para que você viva uma forma mais saudável.

A terapia pode te ajudar a descobrir outras formas de viver e te mostrar um novo jeito de olhar o (seu) mundo. Sem julgamentos e censura, este é um local seguro para que suas dores, medos e ansiedades tenham um espaço para serem  sentidos e elaborados.

Como isso soa para você? Parece bom?

Se sim, te convido a superar qualquer tipo de impedimento que esteja bloqueando a sua vontade de viver plenamente. Eu proponho  que você se coloque em primeiro lugar, principalmente, a sua saúde mental. Faço um convite para sair da sala de espera, entrar no consultório e  ser protagonista de sua vida.

“Pode entrar. Que bom que você me procurou”.

Aprimore Psicologia
Aprimore Psicologia
Aprimore Psicologia Seguir

Núcleo de Estudos Psicológicos dedicado à formação continuada de psicólogos e profissionais afins. Fundado em 2008 e coordenado por Luiz Pezzini, disponibiliza Grupos de Aprimoramento Clínico e esta Comunidade como plataforma de ensino e online.

Ler matéria completa
Indicados para você