Um exame de consciência pode ser o ponto de partida para importantes transformações
Estar consciente dos próprios problemas é o primeiro passo para quem deseja uma vida melhor. Um modo fácil de iniciar este processo é com uma avaliação de como anda sua vida atualmente. O objetivo deste artigo é ajudá-lo nesta auto-avaliação a partir de situações frequentes na clínica psicológica. Percorra os itens abaixo sem pressa, procurando manter-se conectado e se perguntando honestamente: “como está minha vida neste aspecto?"
Relacionamentos
O relacionamento entre as pessoas é talvez o maior desafio do ser humano. Praticamente todas as pessoas tem questões a serem trabalhadas nesta área.
Relacionamento amoroso
Sexualidade
Família
Amizades e vida social
Relacionamentos profissionais
Trabalho
Juntamente com relacionamentos, as questões e dificuldades ligadas ao trabalho são bastante frequentes. Você gosta do que faz? Manifesta seus dons e talentos? Está conseguindo ganhar dinheiro com isso?
Vocação
Dinheiro
Capacitação
Reorientação
Dificuldades escolares
Propósito de vida
Refere-se ao significado que você dá à sua vida, ao sentido maior dela. Costuma estar intimamente ligado àquilo que mais nos dedicamos, como o trabalho ou o modo como o encaramos, mas não se limita a isso.
Senso de realização pessoal
Conexão e engajamento na vida
Missão pessoal: “o que vim fazer nessa vida?”
Significado e motivação
Autoimagem
Em última análise, pode-se dizer que todos os problemas são decorrentes do fato de não sabermos quem realmente somos. As distorções da imagem que uma pessoa faz de si mesma refletem diretamente esse desconhecimento.
Baixa autoestima, sentimento de inferioridade, inadequação
Falta de autoconfiança
Inibição, timidez, vergonha
Arrogância, superioridade
Sofrimento mental e emocional
Os termos “mental” e “emocional” não expressam adequadamente essa grande variedade de sintomas que a cada dia atingem mais pessoas. Pois, na verdade, o sofrimento é geral: toda a existência fica afetada, seja pela depressão, pela crise de pânico ou o que quer que seja. Esses sintomas precisam ser compreendidos, eles têm um sentido, são sinais de que algo precisa ser transformado.
Depressão
Pânico
Ansiedade
Medo
Angústia
TOC
Compulsões, vícios
Estresse
Pensamentos e situações negativas repetitivas
Diversos outros transtornos psicológicos
Fases difíceis
Alguns períodos da vida podem ser particularmente desafiadores pelo seu impacto existencial.
Luto, perda
Doença
Acidente
Separação
Trauma
Corpo
Em geral, a relação de uma pessoa com seu próprio corpo não é das coisas mais simples... Frequentemente o corpo é vivido como motivo de vergonha e de sentimentos de inadequação, além de ser alvo de muito maltrato vindo de nós mesmos.
Saúde física
Distúrbios alimentares (obesidade, anorexia, bulimia)
Autoestima
Sexualidade
Veja aqui alguns exemplos de como a psicologia pode beneficiar sua vida.
Luiz Claudio Di Pino Pezzini (CRP 6/36072). Clínica e Ensino de Psicologia. São Paulo/ Online. luiz@aprimore.com.br. +55 11 98187-9987.